# MONTE DE S. MACÁRIO

Local: Serra da Arada | Concelho: São Pedro do Sul

O monte de São Macário é uma elevação de Portugal Continental que integra a Serra da Arada, com 1052 metros de altitude máxima (no Alto de São Macário). Localiza-se a pouco mais de 10 km a norte de São Pedro do Sul.

A palavra São (português para santo) aponta-nos para as origens sagradas de São Macário. Segundo reza a lenda, o filho de um rico castelão chamado Macário refugiou-se no alto das montanhas isoladas, longe da civilização. Macário isolou-se deliberadamente como penitência auto-infligida após matar por engano o pai durante uma caçada. Contra todas as probabilidades, Macário viveu até uma idade avançada. Sua capacidade de sobreviver, juntamente com sua habilidade peculiar de carregar brasas incandescentes com as próprias mãos, fizeram dele uma lenda local.

No Alto de São Macário existem dois pequenos templos:

Capela São Macário de Cima e São Macário de Baixo

As duas capelas ficam a mais de 1.000m de altitude, na imponente serra da Arada, Monte de S. Macário, sítio de interesse geológico que constitui um magnífico ponto de observação da morfologia e paisagem da região oriental do maciço da Gralheira. A partir daqui é possível contemplar as serras do Montemuro, Estrela e Caramulo, e o Vale de Lafões. É também na serra de S. Macário que se encontra um dos mais peculiares Santuários de Montanha do território, constituído por duas ermidas: a de São Macário de cima, e a de São Macário de baixo, erguidas em memória de um eremita que, segundo a lenda, se tornou santo e padroeiro desta serra. A primeira ermida, mais antiga, está cercada até ao nível do telhado por um alto muro que a protege dos fortes ventos da montanha, e a segunda, mais pequena, encontra-se ao lado de uma gruta onde se crê ter vivido o lendário eremita. No último fim de semana de julho realiza-se a grande romaria em honra de S. Macário.


Acesso ao ponto de interesse: de carro; fácil;