FREGUESIA de

Queirã

vouzela

A Freguesia de Queirã dá-lhe as boas vindas! 

A freguesia de Queirã localiza-se no extremo Este do concelho de Vouzela, a uma altitude média de 431 m, fazendo fronteira com o concelho de Viseu. A freguesia é composta pelas aldeias de: Queirã, Quintela, Igarei, Carvalhal do Estanho, Bejanca, Carregal, Loumão, Paço, Giesteira e Vasconha. Compreende uma área de 20,40 Km2, representando cerca de 11% do território do concelho.

Queirã é uma região com um valor histórico notável, sendo importante referir que existem diversas evidências  da ocupação romana na localidade, assim como sepulturas.

Somos uma freguesia repleta de história, tradição, cultura e natureza.                Venha visitar!

Paulo César Mendes Ribeiro

Presidente da Junta

Por cá...

Sossego, montanha, rio, agricultura, tradição...

RIBEIRA DE RIBAMÁ

A ribeira faz seu curso pela grande falha geológica de Ribamá e o seu vale, profundamente encaixado, serve de refúgio a uma pequena floresta de Carvalhos. A ribeira de RIbamá é constituída por águas profundas que nos correm para dois setores de água termal: o pólo das Termas de São Pedro do Sul e o pólo do Vau (Valgode-Vouzela).

FEIRA MENSAL DE QUEIRÃ

A feira mensal da freguesia de Queirã realiza-se no terceiro domingo de todos os meses no recinto da Giesteira.
A feira mensal reabriu com em 2020 com as novas medidas de higiene e segurança.

MINAS DA BEJANCA

As minas da Bejanca foram descobertas em agosto de 1915, por José Marques do Vale, e encerraram a atividade em 1986. Na época da II Guerra Mundial, este complexo mineiro chegou a ser explorado pelos alemães, tendo sido considerado o terceiro maior centro mineiro de Portugal e da Europa.

eXECUTIVO

DA FREGUESIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sede: xª a yª feira das xxh00 às yyh00

Como está o tempo por cá:

Contactos

Freguesia de Queirã