You are currently viewing Sabia que – Palacete Pinto Leite

Sabia que – Palacete Pinto Leite

O Palacete Pinto Leite é uma construção habitacional, que se localiza nas margens do rio Vouga, no lugar do Forno Telheiro, na cidade de S. Pedro do Sul.

A sua construção deve-se à senhora Emília Pinto Leite, natural do Porto, mas casada em S. Pedro do Sul.

Em 1896, o Palacete Pinto Leite foi Paço Real, porque foi posto à disposição da rainha D. Amélia, que o inaugurou, o equipou com mobiliário trazido do Paço das Necessidades e nele se hospedou com o rei D. Carlos e os príncipes seus filhos, quando vieram passar uma temporada de veraneio às Termas de S. Pedro do Sul.

Após a morte da proprietária, o conselheiro José Vaz Correia de Seabra e Lacerda adquiriu o imóvel aos herdeiros e passou a habitá-lo, porque o espaço lhe assomava recordações da monarquia e da rainha D. Amélia, além da sua localização: junto à antiga Estação do Caminho-de-Ferro, da ponte ferroviária de Negrelos e da larga avenida que o dito conselheiro se empenhou em abrir.

Falecido o conselheiro José Vaz, passados anos, o palacete entrou para a posse do Ministério da Educação, que o organizou de forma a albergar uma residência feminina para estudantes.

Entretanto a residência encerrou e os serviços passaram para outro edifício, com o natural abandono e degradação do belo palacete oitocentista.

Por fim, o espaço foi cedido à associação “Unidos da Estação”, que o recuperaram e lhe vão dando algum uso.

José Santos

CEO :: Paginadoze Soluções Informáticas CIO :: visitlafoes.pt